Viagem para Gramado / RS - Parte 1

  • domingo, 22 de fevereiro de 2015
  • |
  • 11:56


Oi gente! Tudo bem por aí?

Quem não gosta de viajar né? Conhecer novos lugares, novas culturas, comidas típicas, enfim, sair da rotina e viver momentos únicos e especiais? 

Hoje quero contar pra vocês uma viagem muito legal que fiz há um tempinho e que superou minhas expectativas: Gramado / RS.

Sabe aquele tipo de viagem que você quase não planeja? Aquelas que você encontra na internet, compra do nada uma passagem de avião e pesquisa rapidinho um hotel/pousada pra ficar? Rsrs. Pois é... foi assim que conheci Gramado e digo que foi a melhor coisa que poderia ter feito!

Gramado é um município de Rio Grande do Sul e é localizado na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortências. No verão, as temperaturas são amenas, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques (leve sempre um casaco). Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

A cidade possui uma forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.

Gramado é uma cidade super turística, muito bem cuidada e preservada. Possui inúmeros barzinhos  e restaurantes super diferentes, bonitos e aconchegantes e o "centrinho" da cidade é mega movimentado.

OBS: Se você não foi de carro, compensa muito alugar um por lá. No meu caso nós paramos no aeroporto de Porto Alegre e alugamos um carro lá mesmo, na empresa Localiza. Depois, fomos dirigindo até Gramado. Dessa forma você consegue utilizar mais do seu tempo e conhece vários lugares em um só dia. Os três lugares que contarei hoje, dá pra visitar em um único dia, sem problemas.

Vamos lá?

Le Jardin Parque de Lavanda



Le Jardin fica bem na entrada de Gramado e ele é especializado no cultivo de lavandas. O jardim possui mais de 10 mil pés! É a coisa mais linda de se ver e de sentir! Além do jardim exclusivo de lavandas, podemos ver variados tipos de flores pelo parque todo.

Quem se apaixona pela variedade de flores, das mais diferentes cores, pode comprar mudinhas cultivadas na estufa. Dá vontade de levar todas.

Eles possuem uma lojinha temática no local, onde vendem produtos feitos a partir do óleo essencial da lavanda e contam com presentes, artigos de decoração, cosméticos, enfim, tudo relacionado à flor e possuem também um pequeno café que serve um delicioso Apfelstrudel! Vale a pena conhecer!

Quem vai para o Le Jardin PRECISA levar máquina fotográfica (ou celular) pra registrar a beleza do lugar! As fotos ficam incríveis! Com certeza, esse foi o lugar que eu mais gostei de tirar fotos em Gramado!














E sabe qual é o melhor de tudo? A entrada é free!

Lago Negro



Essa é outra atração free em Gramado e também vale muito a pena visitá-la. Este lago que vou contar foi construído em 1953 depois de um incêndio que devastou a imensa mata existente na região. Em suas margens foram plantadas árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro.

A maior atração do local são os pedalinhos em formato de cisnes e as pessoas se divertem dando voltas pelas águas calmas.

Um caminho de "pedrinhas" faz o contorno do lago e serve de trilha para passeios a pé (Ah! Pra quem não curte fazer caminhadas, eles tem carrinhos que levam você para conhecer o local). A paisagem é linda! Pinheiros, azaleias no inverno e hortênsias no verão deixam tudo ainda mais fantástico!

Depois de andar ao redor do lago, tirar muitas fotos e aproveitar o dia, no local também existe o Paradouro Lago Negro, onde a Caracol Chocolates tem um cardápio delicioso. Vale a pena!







Centro de Gramado



O "centrinho" de Gramado é um charme a parte! Mas para ele, você precisa agendar um bom tempo de sua viagem (pra ficar andando sem compromisso) e conhecer todas as lojinhas de chocolates, artesanatos, roupas/sapatos e cafézinhos, sem falar nos inúmeros barzinhos e restaurantes.

É no centro de Gramado que se encontra também a famosa Rua Coberta, um complexo com tudo o que citei acima. Possui uma decoração super legal, pois é coberta com um telhado de vidro, o que dá todo o charme para o local. Durante as temporadas na cidade, a Rua Coberta é cenário de muitos eventos e apresentações.


É no centro também que fica localizado o famoso Palácio dos Festivais, onde acontece anualmente o Festival de Cinema de Gramado (considerado o Oscar do cinema nacional). Durante o resto do ano o Palácio funciona como cinema da cidade e no Natal são feitas apresentações de peças.


A época mais bonita para visitar Gramado e principalmente o centro da cidade, com certeza é no Natal. As ruas ficam decoradas com muita luz e enfeites pra lá de criativos. Festivais e apresentações rolam todos os dias (é só seguir a programação do Natal Luz e ficar por dentro). É muito inspirador!

A decoração de Natal dessa vez, estava feita toda em materiais recicláveis. Muito legal e ao mesmo tempo super sustentável!





Uma dica pra vocês: Quem não quiser enfrentar a multidão da "alta temporada" em dezembro, pode conferir as mesmas coisas indo no começo do ano. Eu fui bem no início, no dia 02 de janeiro e toda a decoração ainda estava lá, bem como a programação do Natal Luz. Pelo que vi, eles dão continuidade até o dia 10 de janeiro.

Achei que estava super tranquilo nessa data, conseguimos achar lugar para estacionar sem problemas, e os restaurantes não estavam com filas imensas. Acho que essa época é realmente legal pra ir.

No próximo post vou contar mais um pouquinho sobre os lugares que conheci e uma peça teatral maravilhosa que assisti. Fiquem ligados!

Um super beijo! :*
2 comentários

COMENTÁRIOS

2 comentários

  1. Muito legal a postagem Fer! Em breve irei para Gramado e já anotei todas as suas dicas! Um grande bjo...

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh que legal Naty! Vc vai adorar lá viu, tenho certeza! Estou fazendo outro post com a parte 2, daí vou contar mais coisas legais que fiz por lá! Espero te ajudar tb! rs Beijoooo!

    ResponderExcluir