Já pensou em aprender um novo idioma hoje?

  • domingo, 8 de março de 2015
  • |
  • 11:23


Não é novidade para ninguém que saber um segundo idioma é muito importante hoje em dia, não é mesmo? Além de todas as oportunidades profissionais que isso abre, há vários outros motivos para que você aprenda novas línguas.

Um estudo feito em Junho de 2014 pela revista Annals of Neurology apontou que idosos que falavam dois ou mais idiomas apresentavam uma habilidade cognitiva superior a idosos que só falavam a língua nativa. Isso ajuda no desenvolvimento de mais ligações entre os neurônios, fazendo com que tenhamos mais facilidade em aprender e memorizar.

A cultura também é outro ponto importante a ser levado em conta. Ao termos contato com outras línguas, consequentemente aprendemos mais sobre outros países. No dia-a-dia do meu trabalho, por exemplo, lido com pessoas de outros três diferentes lugares do globo (Índia, Filipinas e EUA) usando o Inglês como idioma padrão. Isso me ajuda a entender como cada povo tem seus costumes e modos de agir em determinadas situações, e me traz um enorme crescimento pessoal e profissional (além de criar novas amizades e descolar hospedagem grátis se for visitar qualquer um dos citados países acima).



E a auto confiança? Ela aumenta demais! Você poderá viajar e ler livros sem a limitação da língua. Novos horizontes vão se abrir, você será mais valorizado e terá a oportunidade de trabalhar e estudar em outros países. O Canadá, por exemplo, está a procura de profissionais com português fluente, mas também é necessário falar francês ou inglês. Os EUA estão cada vez mais aceitando estudantes brasileiros em suas renomadas universidades.

Abaixo eu listo algumas ferramentas que poderão te auxiliar a aprender um novo idioma. Use sem moderação.

Livemocha - O Livemocha é uma rede social para o aprendizado de idiomas que combina método tradicional de fixação de gramática com atividades interativas entre os inscritos. Com 16 milhões de membros divididos por 195 países, o Livemocha figura entre os mais famosos sites de línguas do mundo. Com ele, o estudante pode escolher entre diversos idiomas, assistir vídeos, conversar com alunos de outros países, dar e receber feedback de exercícios, entre outras tantas opções. A comunidade oferece conta grátis e premium (paga).

Duolingo - O Duolingo é uma opção totalmente gratuita para aprender novas línguas. Disponível nas versões desktop e móvel, o serviço oferece uma proposta inovadora: o aluno aprende sem custos e ainda ajuda quem precisa traduzir sites na Internet.

Busuu - O Busuu é uma comunidade online voltada para o aprendizado de novos idiomas. Nela, é possível escolher entre dezenas de línguas nos mais diferentes níveis de conhecimento. O internauta pode aprender com a ajuda de nativos dos países onde se fala o idioma e usufruir de uma média de 150 exercícios de gramática. As atividades online são dinâmicas e abusam de conteúdo audiovisual, como jogos, desafios e recompensas. O aluno pode ter uma conta grátis ou premium (paga) - que oferece uma quantidade maior de material.

Existem mais de seis mil idiomas no mundo para você escolher. What are you waiting for?
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário