O cuidado certo para cada tipo de dano capilar!

  • quarta-feira, 25 de março de 2015
  • |
  • 19:39

Olá bonitas!!
Perguntei o que as gurias queriam saber e várias me pediram pra falar sobre os cuidados com o meu cabelo, já que tendo o cabelo totalmente descolorido e tingido de turquesa, fui obrigada à aprender a cuidar certinho dele!

Três coisas são INDISPENSÁVEIS pra quem quer um cabelo saudável e bonito, são elas:

Lavar: Você pode estar confusa por eu falar isso mas conheço pessoas que lavam os cabelos uma vez por semana pra durar a escova ou fazer a coloração durar mais, e isso é PÉSSIMO pra saúde do cabelo. Nosso couro cabeludo "expele" muita oleosidade, com a intenção de hidratar todo o comprimento do fio, mas a maior parte fica acumulada na raiz  e quando não lavamos o cabelo com frequência e isso prejudica o crescimento, implica em muita caspa, e resseca todo o restante do fio ocasionando quebra, pois o cabelo precisa de água pra manter a hidratação. Lavar demais também é prejudicial. O cabelo úmido é muito mais frágil que o cabelo seco, então se você mantém ele muito úmido, ele pode quebrar com uma simples penteada ou só de dormir. Então gurias, deixem a preguiça de lado e lavem seus cabelos na frequência correta: dia sim ou dia não. Dependendo do seu cabelo, você pode até dar uma pausa de mais de um dia, mas mais que isso eu não recomendo de forma nenhuma.

Cortar: Você já deve ter ouvido alguém dizer que cortar é importante pro crescimento e pode não achar lógico, mas é. A fase mais bonita e saudável do meu cabelo foi quando o cortei chanel, pois cortava-o quase todo mês, pra manter ele certinho, e percebia como ele crescia rápido, já que estava em linha reta. As pontas são as partes mais frágeis e "estragadinhas" do cabelo, então elas precisam ser retiradas regularmente, pois elas começam a quebrar e prejudicam todo o fio com essa quebra. Aí você vai me dizer que quando corta parece que perdeu tudo o que deixou seu cabelo crescer... Amiga, PARE! Você pode até conhecer alguém que não corte o cabelo há trocentos anos e está com o cabelo até na bunda, mas compare com o cabelo de alguém que o corta regularmente e vai ficar mais do que CLARO qual cabelo cresceu mais, mais bonito e mais forte. Sério, não tem comparação. Então corte seu cabelo (nem que seja um dedinho, como eu faço) a cada 3 meses. E não tem sensação melhor que passar a mão nos fios e eles deslizarem, sem sentir aquelas pontinhas duras e espinhosas te pinicando... dá até arrepio! É importantíssimo também, encontrar um corte que ajude na saúde dos seus fios, os meus por exemplo, ficam extremamente frágeis e quebradiços se os repico, então optei por um corte reto, o que ajuda a dar um "volume" e mantém o cabelo super alinhado.

Tratar: Se você não tem NENHUM tipo de química no cabelo, isso pode até não ser necessário pra você, mas pra 80%  das mulheres é! Por mais que seu cabelo seja bonito e não apresente sinais de que necessita de cuidados, ele pode ficar ainda mais bonito com o produtinho certo! Tratar também significa encontrar o shampoo e condicionador ideal pra você. Uma hidrataçãozinha por semana com aquele potão de creme que pagou R$ 10,00 no supermercado pode ser suficiente, ok? Então não seja pão-dura nem preguiçosa.

Mas se você quer ir além, e acha que seu cabelo tá precisando de um help, dê uma olhada na tabela abaixo pra ver exatamente o que seu cabelo precisa!

Clique na imagem para ampliar
Algumas meninas são adeptas do Cronograma Capilar, que consiste em alternar os 3 tipos de tratamento (Hidratação, nutrição e reconstrução) durante a semana, até completar 1 mês.

Eu nunca tive a necessidade de fazer o cronograma certinho, então minha dica é você ver qual é o dano do seu cabelo na tabelinha, e procurar um produto para tratá-lo. No meu caso, a reconstrução é o que eu mais faço, então tenho shampoo e condicionador reconstrutor, e uso demais produtos se eu ver que tem necessidade. Por exemplo, uma vez por semana uso um creme reconstrutor da Dove, e algumas vezes que lavo, uso um selador de cutículas. Claro que tenho um monte de outros produtos que não são reconstrutores, mas são muitos e ninguém aguentaria ler tudo se falasse de cada um deles.

Espero que tenha dado pra entender tudo e se ainda restou alguma dúvida, me escreva! ;D

Beijos saudáveis e sedosos!
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário