Voltando no tempo: A Internet da linha discada

  • quinta-feira, 26 de março de 2015
  • |
  • 19:40


Olá, pessoal!

A chamada geração "Z" talvez não saiba o quanto era sofrido acessar a Internet antigamente. A banda larga só chegou ao Brasil no fim dos anos 90, e se tornou "acessível" somente em meados da década passada.

Tudo era através da linha telefônica (conexão dial-up), com uma velocidade máxima perto dos 56Kbps - Quase 44 (quarenta e quatro!!) vezes mais lento que a média brasileira hoje, que é de 2,4Mbps. Lógico que os sites eram muito mais simples e leves que nos dias atuais, e não existia Youtube ou Grooveshark, mas mesmo assim é difícil acreditar que vivemos tanto tempo nessa toada, não é mesmo?

Mesmo assim, sinto muitas saudades daquela época. E para relembrar, listo abaixo 4 softwares que me acompanharam nos duros dias de linha discada.

mIRC - Durante muitos anos, foi o maior motivo para eu acessar a Internet (e de muitas brigas com meus pais). Passava horas teclando com os meus amigos e fazendo novas amizades. Inclusive foi nele que eu comecei a papear com quem viria a ser minha esposa. Era febre na minha cidade, e algumas pessoas eram mais conhecidas pelos seus "nicks" do que pelo próprio nome.



Netscape Navigator - Logo que iniciei nesse mundo (1996), foi o browser que eu adotei para navegar na web. Desde aquela época eu já achava o Internet Explorer uma porcaria, e este foi o mais amigável e leve dentre as poucas opções. Companheiro de muitos anos.



ICQ - Quem não se lembra do barulhinho de quando alguém te chamava no ICQ? Usei bastante, principalmente para conversar com pessoas de outras cidades, que não usavam o mIRC. Até hoje eu lembro meu número de cabeça.



Outlook Express - Naquela época os webmails não eram nada bonitos e amigáveis, então eu usava o Outlook Express, que já vinha instalado no Windows, como meu cliente de e-mail. Quebrou um galhão.



E você? Usava algum outra programinha nessa época?
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário