Cabelos Coloridos: dicas, cuidados e marcas!

  • quarta-feira, 22 de abril de 2015
  • |
  • 17:21

Olá bonitas!
Vamos falar de cabelos coloridos com quem realmente têm cabelo colorido? rs! Vejo muitas postagens nessa internet-de-meu-deus de gente ensinando a "ter cabelos com cores fantasias" sendo que a pessoa nem tem, ou quando tem é no máximo um cabelo vermelho... Não dá pra comparar! Pintar o cabelo de cor fantasia não é a mesma coisa que um cabelo vermelho, loiro, etc.

Vamos lá...

-Descoloração: Primeiramente, independente da cor que você quer, você PRECISARÁ descolorir! Alguns tons mais, outros menos, mas fugir da descoloração, só se você tiver um cabelo loiro natural claríssimo, rs!
E claro, pra descolorir você precisa estar com o cabelo saudável! Não adianta o cabelo estar meia-boca, porque descoloração é um processo muito forte e com certeza ele vai quebrar uma hora ou outra se não estiver 100%!
Se você quer fazer o processo de descoloração na sua casa, CUIDADO, você precisa saber o que está fazendo! Então se você nunca descoloriu, não tente fazer sozinha! Ou se for tentar, faça em uma mechinha pequena como teste, seguindo as dicas que eu vou dar!

Abaixo segue uma tabela do tom de descoloração que seu cabelo precisa ter, dependendo da cor que você quer pintá-lo:

Clique para abrir
Pra que não reste dúvidas, fiz uma "tabelinha" com alguns exemplos:


E agora, que marca de descolorante e oxigenada devo usar? Lógico que cada um tem um gosto, e o que pode dar certo pra mim, talvez não dê certo pra você. Mas uma coisa é certeza absoluta: PASSE LONGE DE PÓ DESCOLORANTE E OXIGENADA DE FARMÁCIA! Experiência própria, eles são péssimos e acabam com o cabelo! Usei uma vez porque achava que era tudo igual e o resultado foi ficar uma semana sem pentear o cabelo por medo dele quebrar inteirinho, rs. E o importante é não comprar os mais baratinhos, nessas horas não pode economizar não! Eu uso o Pó descolorante da Acquaflora, e a Água oxigenada de 30 vol da Alfaparf. Agridem pouco o cabelo e abrem vários tons numa só descoloração. Mas a marca mais querida entre os coloridos é sem dúvida o Blond Me da Schwarzkopf. É bem salgadinho o preço, mas quem usa não se arrepende. O problema é que só vende em embalagens grandes, e provavelmente você usará 1/3 a cada descoloração, e depois de muito tempo guardado (já tendo aberto), o produto vai perder a eficácia. Então se você quiser comprar ele, divida com mais pessoas, assim raxa o dinheiro e não joga nada fora :)

- Neutralização / Matização: Ahhhh, você pensou que era só descolorir, passar a tinta e ser feliz? Também queria que fosse só isso :( Mas infelizmente tem mais esse processo que grande parte de nós precisamos passar pra que fique a cor do jeitinho que a gente quer. A Neutralização é a anulação do tom do cabelo, pra que ela não influencie a próxima cor. Por exemplo: uma tinta azul em cima de um tom de rosa, ficará roxo. Se a sua intenção é um azul puro, você tem que neutralizar o rosa antes de tingi-lo. Pra neutralizar o tom de rosa por exemplo, você precisa de um verde (que é a cor complementar). Mas CUIDADO, esse processo é super complicado, e se você não tiver prática, pode manchar totalmente. E só funciona se o tom à anular estiver bem desbotado!
Já a Matização, é o processo de anular o tom amarelado dos fios. Tons como azul, você vai necessitar desse processo, pois quanto mais amarelado o cabelo, mais puxará para o verde o resultado. Rosa, vermelho, laranja e verde, não necessitam da matização, a menos que você queira tons pastéis, aí não tem saída. Um bom meio pra matizar o cabelo é usar um banho de brilho ou tonalizante Cinza, ou mesmo tinta diluída Roxa, pois o roxo é complementar do amarelo.

-Tintas Fantasia: Agora sim, a parte legal! Há inúmeras marcas e tipos de tintas de cores fantasia, pois esse mercado não pára de crescer jamais! Entre ano passado e esse ano, muitas marcas (inclusive brasileiras) aderiram à esse mercado.
A que eu uso e indico pra todo mundo sem medo é a Directions. Infelizmente ela não vende em lojas físicas aqui no Brasil, só de revendedores. E por ser uma marca importada, o preço acaba sendo um pouquinho alto. Mas o investimento vale, pois ela dura HORRORES! E o melhor de tudo é que ela é livre de crueldade animal, totalmente vegan. Já cheguei a ficar 3 meses sem retocar, e o tom só fica mais lindo enquanto desbota :)
Directions
Mas a marca mais conhecida no mundo todo entre os coloridos é sem dúvida a Manic Panic, eu ainda não tive a oportunidade de usar, mas todo mundo fala bem e é uma das pioneiras no mercado de cores fantasia. E, claro, também é importada e não vende no Brasil. Custa em média R$ 50,00 cada.

Já entre as marcas brasileiras, uma das mais comuns é a Exotic Colors, que é fácil de ser encontrada, principalmente em São Paulo, mas divide opiniões quanto a qualidade. Nunca usei e prefiro não arriscar, já que vejo poucas pessoas que realmente gostam dela. Apesar disso, a marca possui uma vasta tabela de cores.

Ainda entre as brasileiras que eu já utilizei e posso opinar, está a Candy Color. Utilizei 3 tintas, e apesar de ter gostado muito das cores, e do rendimento da tintas (realmente, rende muuuito), ela desbota muitíssimo fácil. Questão de 1 semana e a cor já estava "morta" :(

Candy Color
Também já utilizei a Keraton Hard Colors, e foi uma decepção. Usei um tom de azul e um tom de verde, os dois ficaram iguais e desbotaram extremamente rápido. Apesar disso, a marca recentemente lançou várias nuances novas e mudou a fórmula, que é a Hard Fix. Então acredito que elas durem um pouco mais, agora. Essa marca também é bem fácil de achar, já que vende em boa parte das lojas de cosméticos e é bem baratinha, custa em média R$ 16,00.
Keraton Hard Colors

-Cuidados: Como já disse lá em cima, antes de descolorir, o certo é você estar com o cabelo saudável. Muitas pessoas costumam fazer uma recarga de Queratina pré descoloração. Você pode tentar, mas não exagere, pois assim como a falta de queratina faz mal, o excesso também.
Já no pós, o legal é você utilizar shampoo e condicionador especiais para a duração da cor. Claro que, a duração da tinta depende 80% da qualidade da marca, mas cuidar também ajuda bastante. Se seu cabelo for Poroso (ou seja, têm as cutículas muito abertas), a tinta durará muito pouco, pois as cutículas do cabelo precisam ficar levemente fechadas, pra segurar tanto a tintura como os tratamentos que você faz. Lavar o cabelo todos os dias é a morte pra tinta, então não faça isso; uma boa opção é utilizar o Shampoo à Seco de vez em quando e aguentar mais um dia sem lavar :) . Usar um protetor solar capilar também ajuda a tinta a durar mais. Calor excessivo como chapinha e secador também são responsáveis por boa parte da perda da cor em tintas de baixa qualidade; com a Directions por exemplo, nunca tive esse problema.

Gatas, tudo depende de um teste, nenhum cabelo é igual ao outro e não adianta ficar vendo muita resenha por aí... se não testar, nunca vai saber se dá certo pra você!
Outra coisa: Não tem essa de "que cor combina com meu tom de pele?"...Só depende do tom que você gosta! Não se limite :)

Qualquer dúvida, me escrevam!
Beijo!
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário