Nostalgia: Jogando games antigos no computador

  • quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
  • |
  • 18:50


Olá, pessoal! Tudo bem?

Nessas férias, bateu uma saudade enorme dos jogos que eu jogava quando era criança. Ainda me lembro da emoção que senti quando ganhei o meu Mega Drive 3, depois de alguns natais pedindo insistentemente ao Papai Noel. Passava horas jogando Sonic 2, International Superstar Soccer Deluxe e a trilogia do Mortal Kombat junto aos meus amigos, depois da escola. Fazíamos campeonatos valendo até medalha! Ótimos tempos!

Pois bem... Começamos a sessão nostalgia aqui em casa instalando um emulador de Super Nintendo para jogar Super Mario World. E, olha, teve momentos de muita diversão (e raiva)! Então, decidi compartilhar com vocês, que viveram a fase de ouro dos consoles, como voltar à infância e rodar os seus jogos preferidos no computador. Pode-se usar até uma máquina antiga, pois a exigência de hardware é mínima. O único porém é que, para não ser considerado pirataria, você deve ter a cartucho original do jogo que irá baixar.

Super Mario World rodando no computador
Aqui eu vou explicar como se faz para os jogos de Super Nintendo, mas os procedimentos são bem parecidos para qualquer outro console que queira experimentar, desde Atari até Playstation 2.

O primeiro passo é fazer o download do emulador, que é o programa que vai simular o vídeo game no seu computador. Existem vários, mas eu indico o ZSNES, que é bem simples e tem versões para DOS, Windows (AQUI), Linux e Mac. Após o download, é só descompactar o arquivo em algum local do seu disco. Veja na figura abaixo que criei a pasta C:\Emuladores, e joguei os arquivos lá dentro. Além disso, criei uma pasta chamada Jogos dentro do diretório do emulador, para deixar como local padrão para as ROMS, que são os arquivos dos jogos.


O segundo passo é baixar as ROMS que deseja. Há vários sites que disponibilizam esses arquivos, mas eu recomendo o SalaDosJogos.net, que não tem complicação alguma. Clicando AQUI você poderá ver a lista enorme de jogos para Super Nintendo. Descompacte o arquivo escolhido para a pasta Jogos criada anteriormente.

Pronto! Você já tem tudo pronto para começar a jogar. É só abrir o executável "znesw.exe" na pasta do emulador. Com o programa aberto, é só ir no menu GAME -> LOAD, escolher a pasta Jogos e dar um duplo clique no jogo. Veja a figura abaixo.


Para saber quais são os botões do teclado que devem ser usados no jogo, é só ir no menu CONFIG -> INPUT. Caso tenha um joystick, você também pode configurá-lo nessa mesma tela, clicando com o mouse no quadrado preto em frente ao comando (UP, DOWN, LEFT, ...) e apertando o botão correspondente no seu controle. Você também pode comprar seu joystick AQUI ou AQUI.


Agora é só se divertir! Caso tenha alguma dúvida, não deixe de colocar nos comentários. Terei o maior prazer em responder a todas as perguntas.

Abraços!
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário