Os benefícios da canela

  • terça-feira, 12 de janeiro de 2016
  • |
  • 13:12


Olá pessoal, tudo bem por aí?

Aqui no blog, tento compartilhar com vocês, tudo de mais legal que fico sabendo! Saúde é coisa séria, e sempre que descubro algo simples e que pode ajudar vocês, não penso duas vezes em vir escrever!

Espero que o post de hoje seja muito útil pra você que tem algum dos problemas que citarei agora, e se caso sua saúde esteja perfeita, mas conhece alguém que os tenha, compartilhe esse post pra que todo mundo tenha acesso a essas informações! Bom, vamos lá?

Pra começar, a canela é uma pequena árvore que se encontra basicamente na Ásia e na região do Oriente Médio. A canela que compramos em supermercados é o córtex desta árvore, que são vendidos em pau ou em pó.

A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. É um alimento bem nutritivo, uma boa fonte de ferro, de cálcio, fibras e de manganês. A canela é um potente antioxidante, e contém propriedades curativas que vem dos componentes ativos nos óleos essenciais achados no seu córtex. Ela possui inúmeros benefícios para nossa saúde, quer conhecê-los?

Diminui o colesterol:


Estudos mostraram que meia colher de chá de canela (incluída em uma dieta diária) pode diminuir o colesterol e o triglicérides.

Regula o açúcar no sangue:


Vários estudos sugerem que a canela pode ter um efeito regulador sobre o açúcar no sangue, tornando-se especialmente benéfico para as pessoas com diabetes tipo 2.

Doença cardíaca:


A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Acha-se que o cálcio e a fibra presentes na canela proporcionam a proteção contra doenças cardíacas. Incluir um pouco de canela na alimentação diária, ajuda os que sofrem de doença da artéria coronária e da pressão arterial alta. 

Prevenção do câncer:


Um estudo publicado por pesquisadores revelou que a canela reduziu a proliferação de células cancerosas de leucemia e linfoma.

Problemas respiratórios:


O canela é um remédio caseiro muito útil para os dias frios comuns ou severos. Quando se está em mau estado respiratório, a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 de pó da canela por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e também contribuirá para curar a gripe.

Tônico do cérebro:


A canela impulsiona a atividade do cérebro, portanto atua como um bom tônico, pois ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão. Estudos também mostraram, que cheirar canela pode impulsionar a função cognitiva e a memória, o funcionamento de certas tarefas e o aumento da vigilância e da concentração.

Infecções:


Devido às suas propriedades antibacterianas, antiviróticas, antiparasitárias e antissépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.

Facilita ciclos da menstruação:


A canela também é útil para a saúde das mulheres, pois alivia os mal-estares menstruais.

Amamentação:


Também pode ajudar na secreção de leite materno.

Reduz dor das artrites:


Em um estudo da Universidade de Copenhague, os pacientes que receberam meia colher de chá de canela em pó combinado com uma colher de sopa de mel todas as manhãs antes do café, tiveram um alívio significativo na dor da artrite após uma semana e puderam caminhar sem dor dentro de um mês.

Tônico digestivo:


A canela deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. A canela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, os vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. É um tônico digestivo natural.

Reduz infecções de vias urinárias:


Pessoas que comem canela tem menor propensão a desenvolver infecções de vias urinárias. A canela é diurética por natureza e ajuda na secreção e na eliminação da urina.

Conservante natural da comida:


Quando é acrescentada à comida, previne a proliferação e crescimento bacteriano na comida, fazendo-lhe de um conservante natural.

A redução do sangue e melhora a circulação de sangue:


A canela é um agente de redução do sangue que também atua para aumentar a circulação. Esta circulação de sangue ajuda na eliminação de dor. A boa circulação de sangue também assegura o abastecimento de oxigênio às células do corpo que levam a uma atividade metabólica mais alta. 

IMPORTANTE:

A canela é um alimento natural, porém, devemos ficar atentos à quantidade ingerida, pois consumir canela demais pode aumentar a pressão arterial. A ingestão deve ser feita em PEQUENAS QUANTIDADES e a mesma NÃO PODE SER UTILIZADA POR MULHERES GRÁVIDAS.

Ah! Não substitua nenhum medicamento pela canela, ela é somente um complemento que pode auxiliar em seus tratamentos. Para esclarecer mais dúvidas, consulte seu médico!

Gostaram??

Todas essas informações foram retiradas dos sites Benefícios da Canela e Dicas de Saúde.

Espero ter ajudado de alguma forma!

Um grande beijo e até mais! ★
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário