Resenha do livro: "O que não existe mais" de Krishna Monteiro

  • sábado, 14 de janeiro de 2017
  • |
  • 10:35


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre o livro que recebi da Oasys Cultural"O que não existe mais" de Krishna Monteiro, editora Tordesilhas.

Começando pela capa... achei tão linda! E depois de ler o livro, ela mostra ainda mais significado.

"O que não existe mais" é um relato sobre memória e desajuste, solidão e renascimento. Neste livro de 7 contos, Krishna Monteiro explora os temas citados sob vários ângulos. O de um filho perseguido nos corredores de sua casa pela lembrança viva do pai; o de um pacto celebrado pelo escritor João Guimarães Rosa numa encruzilhada; o de um galo de briga que, ao combater na arena, recorda toda a sua existência; o de um gato, narrando os últimos momentos de sua dona, sem compreendê-los; o de um velho soldado que tenta sem sucesso exorcizar a guerra; o de uma mulher que diante da degradação e do envelhecimento vê no ato de contar histórias a fonte mesma de criação e manutenção da vida.



Confesso que essa leitura foi diferente das que costumo fazer. É uma leitura com linguagem poética, as vezes difícil de compreender no mesmo instante. Em algumas partes, foi necessário voltar e ler novamente para entender melhor o que o autor quis dizer.

"O que não existe mais" fala basicamente sobre morte, saudade, memórias e a ausência do que um dia já existiu.

Depois de ler esse livro, a sensação que nos vem é de melancolia, sabe? Até uma certa tristezinha, pois as lembranças dos personagens representam o vazio. Por outro lado, nos dá aquela vontade de estar perto de quem amamos, pois o tempo ao lado delas e a vida em si é única e não volta atrás.


Por fim, é uma escrita pautada pela riqueza da tradição literária nacional e quem gosta desse tipo de conto, cultura e tema, vai gostar de ter um exemplar de "O que não existe mais" na prateleira de casa.
Comente!

COMENTÁRIOS

0 comentários

Postar um comentário